Notícias
Beckhoff do Brasil promove evento abordando tema Manufatura Avançada

Mais uma vez a filial brasileira da Beckhoff Automation inovou em suas ações. Com o Road Show Internacional – Manufatura Avançada – A Revolução no Sistema de Transporte Linear, reuniu nas cidades de São Paulo (03/05) e Curitiba (05/05) profissionais de variadas indústrias, com destaque para os segmentos alimentícios, farmacêuticos e bebidas.
Com mais de 400 inscritos, o Evento contou com a participação dos especialistas da Beckhoff da unidade de U.K. Sr. Andrew Platter e Daniel Manners que abordaram temas de como melhorar lucros e reduzir desperdícios numa produção, aumentando produtividade e diminuindo gastos com energia.

Outro tema bastante discutido foi sobre como reduzir o capital de investimento e o tempo de comercialização de produtos, com foco no aumento de modularidade e flexibilidade na produção e processos.

O evento em questão foi cenário para o lançamento de um dos mais novos e inovadores produtos da Beckhoff, o XTS (eXtended Transport System), que contou também com uma apresentação técnica que abordou como a tecnologia inovadora de movimento linear pode vencer e resolver as limitações tecnológicas de acionamento.

Durante todo o Evento foram abordados os conceitos da Indústria 4.0 ou Manufatura avançada.
Após a introdução de sistemas de produção mecânica, produção em massa de compartilhamento de trabalho e a automatização dos processos de produção, uma quarta revolução industrial está agora no horizonte. E o termo introduzido por isso - "Industrie 4.0" – que já aponta para sistemas de rede inteligentes: ambientes de produção previamente separados são combinados para produzir mundos de produção universais, que são, em parte, de natureza física, e em parte para alcançar uma nova funcionalidade no espaço cibernético de conectividade web.

O ponto focal neste desenvolvimento é a convergência de tecnologia da informação e automação, para o qual Beckhoff esta fortemente preparada.
Sendo uma empresa dedicada a fornecer Automação baseada em PC há mais de 30 anos, a Beckhoff se mostra um passo a frente dentro deste novo cenário, pois de forma simples opera a conectividade através de controle baseado em PC.

O importante a se entender para a implantação deste novo conceito são 03 aspectos: integração horizontal ao longo das fronteiras da empresa, a integração vertical através de sistemas de produção em rede e a engenharia integrada ao longo do ciclo de vida do produto.

O controle baseado em PC oferece a solução ideal para tudo isso, especialmente porque ele pode ser adaptado de forma bastante flexível a diferentes requisitos de aplicação: a inteligência pode ser organizada de forma hierárquica modular sob o controlador central, mas também descentralizada, isto é, com igualdade de direitos, se necessário.
Além disso, não há praticamente quaisquer sistemas técnicos hoje, que não pode ser operado através de um PC ou pelo menos ser ligada a um PC através do software. Considerando a grande variedade de sistemas de produção e tecnologias que são usados em empresas industriais, o papel fundamental da tecnologia baseada em PC como uma plataforma aberta na indústria para automação se torna óbvio.

Desta forma, durante o Evento a Beckhoff pode apresentar também suas tecnologias fundamentais e ferramentas necessárias para a implementação deste novo conceito.
Seus pacotes de software de controle de engenharia (TwinCAT) estão disponíveis para a criação de aplicações, tais como Big Data, reconhecimento de padrões, bem como condição de monitoramento, além de tarefas de controle tradicionais. Toda essa tecnologia foca de forma sustentavel o aumento da produção tendo uma engenharia eficaz como resultado. Novas bibliotecas de software estão agora disponíveis para análises avançadas e comunicação entre os controladores e serviços baseados em nuvem.

No final do Evento, os presentes puderam assistir a vídeos de aplicações do produto em clientes internacionais bem como a funcionalidade geral do mesmo em videio didáticos e interativos.

Manufatura Avançada
Manufatura Avançada